Prémios

3rd WorldBestScienceBasedIncubator2011

O ‘Technopolicy Network’ e o ‘Centre for Strategy and Evaluation Services’ (CSES), organizaram em 2011 o concurso ‘Best Knowledge Based Incubator Award’. Este prémio de líderança global é baseado num estudo de benchmarking pelas entidades ‘Technopolicy Network’, CSES e uma avaliação júri especializada. Além do ‘Best Knowledge Based Incubator Award’, vários outros prêmios são distinguidos, tais como ‘Best New Incubator’

Os critérios de avaliação são os seguintes:

  1. Eficiência Económica do Parque;
  2. Portefolio de Serviços Prestados;
  3. Desempenho das Empresas Incubadas;
  4. Relações com Entidades Externas.

O Madan Parque distingui-se dos restantes Parques, ganhando o 3º lugar do concurso ‘World Best Science Based Incubator’.

Three Bronze Labels for non-benchmarked clusters in TRACE-KEI

Projecto financiado pela Comissão Europeia, no âmbito do programa COSME – Clusters Excellence Programme: COS-CLUSTER-2015-3-02.

O projeto TRACE-KEI enquadra-se na ação da UE para melhorar a gestão de clusters como meio para fortalecer as PMEs da UE e aumentar sua competitividade. O projeto TRACE-KEI é um programa industrial para fortalecer a gestão e melhorar a qualidade dos serviços dedicados às PMEs entre os gestores dos clusters, nos sectores Agroalimentar, TIC e Energia.

O Madan Parque, que até agora era um cluster não classificado no projecto TRACE-KEI, realizou a avaliação de benchmarking no âmbito da entidade ESCA, para Clusters de excelência e foi premiado com a classificação Bronze.

As entrevistas para o benchmarking foram realizadas em Fevereiro, quando um especialista da empresa alemã VDI / VDE Innovation + Technik GmbH avaliou o cluster Madan Parque. Através da conquista do rótulo Bronze, o Madan Parque deu o primeiro passo no sentido de melhorar a qualidade de gestão do cluster.

Este ponto de referência faz parte dos esforços da UE para criar mais clusters de classe mundial em toda a UE, através do fortelacimento sua excelência. No âmbito do Programa de Competitividade e Inovação, a Empresa DG e a Indústria da Comissão Europeia lançou em 2009 a Iniciativa Europeia para a Excelência em Cluster (ECEI), a fim de desenvolver metodologias e ferramentas para apoiar as organizações de clusters a melhorar as suas capacidades na gestão de clusters e networks. As organizações de gestão de clusters que se comparam com os pares para aprender com as melhores práticas demonstram o seu interesse na procura da excelência.

Com base na avaliação do cluster, os especialistas da ESCA forneceram recomendações para melhorar as acções de excelência com enfoque na gestão de clusters. O benchmarking de netwroks e clusters ganha cada vez mais importância, uma vez que os clusters são tidos como um motor de inovação e desenvolvimento regional em todo o mundo.

Saiba mais sobre o benchmarking de clusters em: http://www.cluster-analysis.org/